META
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Secretaria do Governo Municipal
Duplicar as visualizações (34,5 milhões) do portal da Prefeitura Municipal de São Paulo e o número de seguidores nas mídias sociais (300 mil) institucionais

Prog. de Governo

Projetos Associados:

Execução da Meta



Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem - 2017-2018 2019-2020
Valores acumulados 34490988 16173364 30754694 - 51736482 68981976
Valores por período 16173364 14581330 - 51736482 68981976

Status: Em andamento
Último dado disponível: dezembro/2017
Última atualização: janeiro/2018

Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem 1° Sem 2° Sem - 2017-2018 2019-2020
Valores acumulados 300000 334672 348910 - 450000 600000
Valores por período 334672 348910 - 450000 600000

Status: Em andamento
Último dado disponível: dezembro/2017
Última atualização: janeiro/2018

  • Ficha TécnicaVer detalhes

    Ponto de partida

    Valor base
    34.490.988 visualizações no site
    300.000 seguidores na mídia
    social da Prefeitura

    Período base
    2016

    Variação 2013-2016
    -30% (2014-2016)
    +43% (2015-2016)

    Projeção da meta

    2017-2018
    Portal = n1 + 50%
    (51.736.482 visualizações)
    Seguidores = 450k
    (Mídias sociais = n1 + 50%)

    2019-2020
    Portal = n1 + 100%
    (68.981.976 visualizações)
    Seguidores = 600k
    (Mídias sociais = n1 + 100%)

    Informações do indicador

    Descrição do indicador
    Número de seguidores nas mídias sociais da Prefeitura e de visualizações no Portal

    Fórmula de cálculo
    Número de seguidores nas mídias sociais da Prefeitura + Número de visualizações no portal da prefeitura.

    Notas técnicas

    Mídias sociais institucionais: Facebook da PMSP Em relação ao quantitativo da variação (Gestão 2013- 2016) de visualizações do portal da PMSP, os dados disponibilizados por SECOM abrangem o período de janeiro de 2014 até dezembro de 2016, sendo o número de visualizações referente à 2016 igual a 34 milhões de visualizações e o numero de visualizações referente à 2014 igual à 49 milhões. Logo a variação relativa corresponde a uma redução de 30%. Em relação ao quantitativo da variação (Gestão 2013- 2016) de seguidores da mídia social institucional da PMSP, existem dados a partir de janeiro de 2015. No início de 2015 a plataforma registra um total de 170.379 seguidores. Em dezembro de 2016 a quantidade de seguidores passa a ser 299.456, logo a variação obtida a partir desses dados é de 43%.

    Unidade de medida
    Unidade

    Frequência
    Anual

    Fonte
    Relatórios de monitoramento das redes e do site da Prefeitura e seguidores nos perfis de Redes Sociais. (Secretaria Especial de Comunicação - SECOM)

Informações Adicionais

janeiro/2018

A equipe de tecnologia da Secretaria Especial de Comunicação trabalhou ao longo de 2017, em conjunto com uma equipe intersecretarial, para modernizar os templates das páginas das secretarias. Com as mudanças, todos os sites das pastas estão responsivos nos dispositivos móveis. Também foi criado e divulgado o Manual de Boas Práticas para os publicadores de conteúdo.

Como parte da reformulação, já foi possível reduzir dois servidores de hospedagem dos sites, o que provocou a redução de cerca de R$ 100 mil ao ano em custos. Atualmente, está em desenvolvimento a reformulação do Portal da Prefeitura, com migração para uma nova plataforma e maior integração com os portais das secretarias, o que deve modernizar o site prefeitura.sp.gov.br e consequentemente impactar no número de visualizações.

Os sites das secretarias e Prefeituras regionais serão reformulados ainda mais, após essa primeira mudança de template, e terão como principais benefícios: mudança de plataforma; layouts customizados; mudanças na arquitetura da informação; nova plataforma de atendimento; fórum de discussão sobre os sites, comunicação, design, etc. Os sites estão sendo pensados e elaborados de acordo com os anseios e necessidades do cidadão, priorizando: informações claras e objetivas; ampla integração com redes sociais; equilíbrio de informações entre notícias e serviços ao cidadão.

Já em relação às redes sociais, inicialmente, a estratégia utilizada era divulgar ao máximo as notícias e informações publicadas no site da Prefeitura em conjunto com um link. O foco era o Facebook por possibilitar uma maior interação com os usuários e por ser a rede social mais utilizada. Após uma análise, a estratégia foi redefinida no segundo semestre. A equipe de redes sociais da SECOM voltou a utilizar o Twitter como ferramenta para divulgar os serviços que a Prefeitura disponibiliza aos munícipes. A comunicação no Facebook também passou a priorizar os serviços aos cidadãos. A base de seguidores desta última rede social aumentou em cerca de 40 mil em 2017.

O edital de comunicação digital está pronto e em análise pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). Ele permitirá a contratação de uma empresa de comunicação digital para planejamento, produção de conteúdo e moderação dos canais digitais da Prefeitura de São Paulo, refletindo assim na qualidade da divulgação dos serviços e programas do governo municipal.