• Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Implantação de Rede de Laboratórios de Educação Digital, Experimentação e Aprendizagem em todas as escolas de ensino fundamental e dos Centros de Educação Unificados (CEUs) da rede municipal.

    Situação encontrada

    Os Laboratórios de Informática Educativa foram idealizados no final da década de 1980, quando a população em geral tinha outra relação com a tecnologia, tendo pouco acesso a esse tipo de equipamento. Nesse contexto, os Laboratórios tinham como foco principal possibilitar o contato e a inclusão digital dos educandos, aproximando-os do universo tecnológico. Desde então, as expectativas e os usos pedagógicos da tecnologia mudaram significativamente. No entanto, observa-se que a estrutura física e organizacional desses espaços não acompanhou essas mudanças, fazendo com que a estrutura atual, como está montada, não atenda às necessidades dos educandos e da comunidade escolar como um todo. Além disso, não incentivam - nem tornam simples - a adoção de práticas pedagógicas que levam em consideração a autonomia, a prototipagem, o trabalho com resolução de problemas e a aprendizagem colaborativa - conceitos alinhados ao recente Movimento Maker, às práticas pedagógicas mais atuais, à pedagogia de Paulo Freire e às práticas já realizadas atualmente na Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP). Portanto, faz-se necessária a mudança desses espaços, visando à adequação à nova realidade para que, dessa forma, seja possível a análise de dados gerados e a detecção das aprendizagens oportunizadas, das metodologias usadas e de como a mudança do espaço do laboratório impacta esses processos e contextos.

    Resultados esperados

    100% das EMEFs e dos CEUs com Laboratórios de Educação Digital (LED) implementados.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 41,5 milhões R$ 28,0 milhões
    Custeio R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
  • Execução OrçamentáriaVer detalhes

    Execução Orçamentária – 2017

    Recursos próprios Outros recursos Total
    Investimento R$ 31,124 milhões R$ 0,119 milhões R$ 31,243 milhões
    Custeio R$ 0,151 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,151 milhões
    Total R$ 31,275 milhões R$ 0,119 milhões R$ 31,394 milhões

    Para informações sobre os critérios para apuração da execução orçamentária, clique aqui.

    Informações Adicionais

    julho/2018

    Houve R$ 31 milhões de despesas no projeto "CEU 21", o que contemplou a aquisição de notebooks para todos os laboratórios de EMEFs e aquisição de kits de robótica. Em 2018, estão sendo distribuídos para as EMEFs 20 notebooks dedicados para uso pedagógico, bem como 9 unidades para renovação dos computadores de uso administrativo. Somente os notebooks utilizados para uso pedagógico foram contabilizados como despesas vinculadas a este projeto. Além disso, foram investidos R$ 118.909,40 para implantação de LEDs no CEU Pera Marmelo por meio de doação. Por fim, foi realizada JAM de Robótica para formação de POIEs das EMEFs.

Linhas de Ação
  • 26.1 Definir a estrutura de uso e funcionamento dos Laboratórios de Educação Digital (LEDs)

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Lançamento do projeto

    Status da Linha de Ação
    Concluída

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


  • 26.2 Formar equipes para gestão pedagógica e técnica dos LEDs

    Regionalização
    Suprarregional

    Descrição do Indicador
    Porcentagem de POIEs formados

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 2º semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados N/A - 1
    Valores por perí­odo - -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


  • 26.3 Adquirir insumos e equipamentos: notebooks, dispostivos 2 em 1 (notebook/tablet) e impressoras 3D

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Insumos e equipamentos adquiridos: notebooks, dispositivos 2 em 1 (notebook/tablet) e impressoras 3D

    Previsão Inicial
    1º Semestre de 2020

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


  • 26.4 Implantar os LEDs nas EMEFs

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Quantidade de EMEFs com LEDs implantados

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 1º semestre de 2019

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados N/A - 509
    Valores por perí­odo - -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva N/A -
    Butantã N/A -
    Campo Limpo N/A -
    Capela do Socorro N/A -
    Casa Verde N/A -
    Cidade Ademar N/A -
    Cidade Tiradentes N/A -
    Ermelino Matarazzo N/A -
    Freguesia/Brasilândia N/A -
    Guaianases N/A -
    Ipiranga N/A -
    Itaim Paulista N/A -
    Itaquera N/A -
    Jabaquara N/A -
    Jaçanã/Tremembé N/A -
    Lapa N/A -
    M'Boi Mirim N/A -
    Mooca N/A -
    Parelheiros N/A -
    Penha N/A -
    Perus N/A -
    Pinheiros N/A -
    Pirituba/Jaraguá N/A -
    Santana/Tucuruvi N/A -
    Santo Amaro N/A -
    São Mateus N/A -
    São Miguel Paulista N/A -
    Sapopemba N/A -
    N/A -
    Vila Maria/Vila Guilherme N/A -
    Vila Mariana N/A -
    Vila Prudente N/A -
    A definir N/A -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018

  • 26.5 Implantar os LEDs nos CEUs

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Quantidade de CEUs com LEDs implantados

    Status da Linha de Ação
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável 0 1 3 - 46
    Valores por perí­odo - 1 2 -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva 0 0 0 0 -
    Butantã 0 0 0 0 -
    Campo Limpo 0 0 1 1 -
    Capela do Socorro 0 0 0 0 -
    Casa Verde 0 0 0 0 -
    Cidade Ademar 0 0 0 0 -
    Cidade Tiradentes 0 0 0 0 -
    Ermelino Matarazzo 0 0 0 0 -
    Freguesia/Brasilândia 0 0 1 1 -
    Guaianases 0 0 0 0 -
    Ipiranga 0 0 0 0 -
    Itaim Paulista 0 0 0 0 -
    Itaquera 0 0 0 0 -
    Jabaquara 0 0 0 0 -
    Jaçanã/Tremembé 0 0 0 0 -
    Lapa 0 0 0 0 -
    M'Boi Mirim 0 0 0 0 -
    Mooca 0 0 0 0 -
    Parelheiros 0 0 0 0 -
    Penha 0 0 0 0 -
    Perus 0 0 0 0 -
    Pinheiros 0 0 0 0 -
    Pirituba/Jaraguá 0 1 0 1 -
    Santana/Tucuruvi 0 0 0 0 -
    Santo Amaro 0 0 0 0 -
    São Mateus 0 0 0 0 -
    São Miguel Paulista 0 0 0 0 -
    Sapopemba 0 0 0 0 -
    0 0 0 0 -
    Vila Maria/Vila Guilherme 0 0 0 0 -
    Vila Mariana 0 0 0 0 -
    Vila Prudente 0 0 0 0 -
    A definir -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018

  • 26.6 Implementar ações pedagógicas a partir dos LEDs em todas as unidades municipais de ensino fundamental (EMEFs)

    Regionalização
    Suprarregional

    Descrição do Indicador
    Porcentagem de unidades com LEDs praticando o currículo e plano pedagógico

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 2º semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não aplicável - 1
    Valores por perí­odo - -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


Informações Adicionais
julho/2018

No primeiro semestre de 2018, os CEUs Feitiço da Vila e Capão Redondo tiveram seus laboratórios renovados por meio de projetos piloto provenientes de doação. Para a renovação dos laboratórios do restante das EMEFs, foi realizada a distribuição de mais 16 mil notebooks para uso pedagógico e administrativo a todas as unidades de rede municipal. Além disso, a Secretaria também registrou o preço de impressoras 3D e está conduzindo processo licitatório para a aquisição de tablets. Além das melhorias de infraestrutura, os Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) passaram novas formações para a adoção de práticas pedagógicas que levam em consideração a autonomia, a prototipagem, o trabalho com resolução de problemas e a aprendizagem colaborativa - conceitos alinhados ao recente Movimento Maker e práticas pedagógicas mais atuais.

janeiro/2018
Três Centros de Educação Unificados (CEUs) foram objeto de pilotos para sua transformação em pólos de inovação em tecnologias educacionais e práticas pedagógicas: os CEUs Pera Marmelo, Feitiço da Vila e Capão Redondo. O CEU Pera Marmelo já está com o laboratório renovado, os CEUs Feitiço da Vila e Capão Redondo ainda estão com projetos em andamento, cuja entrega está prevista para o início de 2018. Essa renovação ainda foi complementada pela reestruturação de seus ativos de rede, provenientes de doação.

Além das melhorias de infraestrutura, os Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) passaram por formações para a adoção de práticas pedagógicas que levam em consideração a autonomia, a prototipagem, o trabalho com resolução de problemas e a aprendizagem colaborativa - conceitos alinhados ao recente Movimento Maker e práticas pedagógicas mais atuais. Esses pilotos servirão de prova de conceito referente à infraestrutura e ao pedagógico, para a ampliação do projeto aos demais CEUs e EMEFs.

Para a renovação dos laboratórios do restante das EMEFs, ainda em 2017, foi realizada a aquisição de mais 16 mil notebooks que serão distribuídos às escolas em 2018. A Secretaria também realizou em 2017 a especificação para a compra de impressoras 3D e Tablets.

Por fim, essa iniciativa será complementada e potencializada pela implementação de melhorias de conectividade previstas na meta 18 do Programa de Metas, que iniciará a melhoria de conectividade pelos CEUs a fim de transformá-los em pólos de inovação em tecnologias educacionais e práticas pedagógicas.