• Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Programa de ampliação da coleta seletiva para reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos. Atuação na minimização do descarte juntamente com aumento da coleta em três frentes: resíduos domicilares, logistica reversa e orgânicos.

    Situação encontrada

    A cidade de São Paulo gera volumes expressivos de resíduos todos os dias. Em 2016, a cidade produziu quase 15 mil toneladas/ dia, totalizando 5,5 milhões de toneladas ao ano. O resíduo domiciliar representou 66% e a coleta seletiva 1,6% deste volume total. Estudos gravimétricos estimam que os resíduos domiciliares no município são compostos de 35% de resíduos sólidos secos, potencialmente recicláveis. Isto indica que, apesar da ampliação da cobertura da coleta seletiva nos últimos anos, há ainda um potencial de reciclagem domiciliar que, no entanto, é desperdiçado. Com isso, perde-se a oportunidade de geração de emprego e renda por meio da cadeia de reciclagem e gera-se um enorme passivo ambiental na forma dos aterros, cuja vida útil se reduz a cada dia. No caso dos orgânicos, é possivel atuar melhor no aproveitamento do material gerado nas escolas e em feiras livres antes do descarte. Além disso, pode-se aproveitar uma fração dos resíduos orgânicos provenientes das feiras (que vão para o aterro) direcionando-os para os 5 pátios de compostagens (somente 1 está em uso hoje). Outros tipos de resíduos como entulhos, podem ser melhor aproveitados quando feitas parcerias com os setores empresariais, para efetivação da logística reversa, diminuindo o volume destinado aos aterros (eletroeletrônico, madeira etc.), que equivale a 17,6 % do volume total produzido na cidade.

    Resultados esperados

    Ampliação do volume de coleta seletiva no município e redução do volume de resíduos recicláveis enviados a aterros, gerando impactos socioambientais positivos relacionados ao aumento da vida útil dos aterros, à redução do gasto energético com a produção de embalagens e outros produtos que compõem o lixo doméstico. Além disso, o resultado esperado também visa atuar no estímulo à inserção social dos catadores. Através de programas em três setores (resíduos domicilares, orgânicos e logistica reversa) promoveremos a diminuição do descarte e o aumento da coleta seletiva concomitantemente.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 25,2 milhões R$ 3,1 milhões
    Custeio R$ 274,2 milhões R$ 0,0 milhões
  • Execução OrçamentáriaVer detalhes

    Execução Orçamentária – 2017

    Recursos próprios Outros recursos Total
    Investimento R$ 0,000 milhões R$ 0,210 milhões R$ 0,210 milhões
    Custeio R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
    Total R$ 0,000 milhões R$ 0,210 milhões R$ 0,210 milhões

    Para informações sobre os critérios para apuração da execução orçamentária, clique aqui.

Linhas de Ação
  • 34.1 Realizar diagnóstico aprofundado sobre a cadeia formal e informal de reciclagem da cidade de São Paulo.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Relatório de resultados do diagnóstico

    Status da Linha de Ação
    Concluída

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 34.2 Implantar programa visando o reaproveitamento de 66% dos resíduos orgânicos provenientes de podas e feiras livres

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Percentual de resíduos de feiras e podas de árvores reaproveitados

    Status da Linha de Ação
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Desempenho do Indicador 88.0% 79.0% 72.0% - 66.0%

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva -
    Butantã -
    Campo Limpo -
    Capela do Socorro -
    Casa Verde -
    Cidade Ademar -
    Cidade Tiradentes -
    Ermelino Matarazzo -
    Freguesia/Brasilândia -
    Guaianases -
    Ipiranga -
    Itaim Paulista -
    Itaquera -
    Jabaquara -
    Jaçanã/Tremembé -
    Lapa -
    M'Boi Mirim -
    Mooca -
    Parelheiros -
    Penha -
    Perus -
    Pinheiros -
    Pirituba/Jaraguá -
    Santana/Tucuruvi -
    Santo Amaro -
    São Mateus -
    São Miguel Paulista -
    Sapopemba -
    -
    Vila Maria/Vila Guilherme -
    Vila Mariana -
    Vila Prudente -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018

  • 34.3 Implantar Programa de Gestão de Resíduos Orgânicos em 1.525 escolas públicas municipais que dispoem de área disponível para compostagem

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Quantidade de adesões das escolas que possuem área disponível para compostagem.

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 1º semestre de 2019

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados - 1525
    Valores por perí­odo - -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva -
    Butantã -
    Campo Limpo -
    Capela do Socorro -
    Casa Verde -
    Cidade Ademar -
    Cidade Tiradentes -
    Ermelino Matarazzo -
    Freguesia/Brasilândia -
    Guaianases -
    Ipiranga -
    Itaim Paulista -
    Itaquera -
    Jabaquara -
    Jaçanã/Tremembé -
    Lapa -
    M'Boi Mirim -
    Mooca -
    Parelheiros -
    Penha -
    Perus -
    Pinheiros -
    Pirituba/Jaraguá -
    Santana/Tucuruvi -
    Santo Amaro -
    São Mateus -
    São Miguel Paulista -
    Sapopemba -
    -
    Vila Maria/Vila Guilherme -
    Vila Mariana -
    Vila Prudente -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018

  • 34.4 Avaliação das cooperativas colaboradoras e credenciadas do município de São Paulo para auxiliar na tomada de decisão e formulação de ações e estratégias para o fortalecimento da rede de coleta seletiva.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Relatório de resultados da avaliação

    Status da Linha de Ação
    Concluída

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 34.5 Implantar programa de qualificação técnica e melhoria de gestão das cooperativas, sistema de monitoramento de sua sustentabilidade e inserção social de novos integrantes, para 2100 pessoas

    Regionalização
    Suprarregional

    Descrição do Indicador
    Catadores e cooperados qualificados tecnicamente.

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 1º semestre de 2019

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados - 2100
    Valores por perí­odo - -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 34.6 Ampliar e otimizar a coleta seletiva em São Paulo, reorganizando a área coberta pelas concessionárias e cooperativas, visando ampliar em 127% (108 mil ton) o volume coletado até 2020

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Volume da coleta seletiva em relação ao valor de 2016

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 1º semestre de 2019

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Desempenho do Indicador 84590 43526 87920 38426 - 192590
    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação

    Os dados de Coleta Seletiva por Prefeitura Regionais são aproximados, algumas vezes a logística cobre outras áreas para aproveitamento da rota.


    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva 539 482 571 -
    Butantã 1658 1628 1542 -
    Campo Limpo 1949 1903 1715 -
    Capela do Socorro 3007 3063 1895 -
    Casa Verde 472 487 372 -
    Cidade Ademar 1036 994 968 -
    Cidade Tiradentes 90 96 93 -
    Ermelino Matarazzo 934 982 781 -
    Freguesia/Brasilândia 503 476 482 -
    Guaianases 274 270 204 -
    Ipiranga 2477 2576 2253 -
    Itaim Paulista 205 164 94 -
    Itaquera 570 583 518 -
    Jabaquara 1180 1142 1104 -
    Jaçanã/Tremembé 391 515 565 -
    Lapa 3470 3283 3128 -
    M'Boi Mirim 645 753 797 -
    Mooca 1850 2218 1309 -
    Parelheiros 0 0 0 -
    Penha 742 626 713 -
    Perus 33 25 97 -
    Pinheiros 4050 4103 3707 -
    Pirituba/Jaraguá 1065 1234 855 -
    Santana/Tucuruvi 1434 1404 1216 -
    Santo Amaro 2570 2579 2352 -
    São Mateus 908 914 407 -
    São Miguel Paulista 407 366 124 -
    Sapopemba 357 375 374 -
    3306 3380 2913 -
    Vila Maria/Vila Guilherme 435 468 382 -
    Vila Mariana 6081 6355 5940 -
    Vila Prudente 888 947 904 -
    A definir 0 1 82 -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018

  • 34.7 Implantar a coleta seletiva em 100% dos edifícios públicos municipais.

    Regionalização
    Suprarregional

    Descrição do Indicador
    Percentual de edifícios públicos com coleta Seletiva

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 2º semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Desempenho do Indicador - 100

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 34.8 Assinar pelo menos 3 termos de compromissos ou adesões em acordos setoriais para implantação efetiva da logística reversa

    Regionalização
    Suprarregional

    Descrição do Indicador
    Nº de termos de compromisso ou adesões

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 2º semestre de 2019

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados - 3
    Valores por perí­odo - -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 34.9 Implementar ações de educação ambiental, comunicação e integração institucional para sensibilização dos munícipes com relação aos problemas ambientais gerados pelos resíduos urbanos.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Implantação do Programa de comunicação e educação ambiental

    Previsão Inicial
    1º Semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    Entrega atrasada

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


Informações Adicionais
julho/2018

Neste primeiro semestre de 2018 foi realizado o diagnóstico da cadeia formal e informal dos seguintes resíduos: lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, óleo lubrificante usado, embalagens de óleo lubrificante, filtros de óleo lubrificante, medicamentos e embalagens em geral descartados pela população, assim como resíduos eletroeletrônicos. Esses resíduos compõe a logística reversa que integram a cadeia de reciclagem do município. Este diagnóstico nos ajudará a entender o fluxo dos materiais e propor melhoria principalmente nos acordos de logística reversa. O diagnóstico da cadeia informal ainda será complementado.

Em relação ao reaproveitamento de resíduos orgânicos de feiras livres, os locais de quatro novos Pátios de Compostagem já estão definidos e que seguem em fase de licenciamento ambiental.

Quanto à implantação de compostagem nas escolas, foi criado um grupo intersecretarial, que no primeiro momento levantaram os diversos projetos existentes na SME que cobrem hortas e compostagens. A partir disso, foi definido um escopo de implementar compostagem em escolas que possuem áreas verdes e que não participam de nenhum dos demais projetos. Em agosto, haverá um diagnóstico nas escolas selecionadas já como parte do projeto de implantação. O programa de qualificação técnica e melhoria de gestão das cooperativas já em fase de contratação.

A AMLURB segue em negociações com a entidade gestora do sistema de logística reversa de lâmpadas e com a entidade de classe representativa para a logística reversa de resíduos eletroeletrônicos (uso domésticos) e pilhas/baterias.

A campanha de comunicação Recicla Sampa está em fase final de implantação, com previsão para agosto, deste ano. A Prefeitura através de concessionárias efetua programas de conscientização ambiental para orientar sobre o descarte regular aos munícipes de porta em porta. Também atua em projetos que visam na recuperação de pontos degradados em comunidades, como o Vila Limpa e Varre Vila. Foi iniciado neste semestre a campanha especifica Recicla Sampa em nível experimental em quatro prédios públicos de prefeituras regionais com o envio de material de proteção de tela, cartazes digitais/impressos e adesivos nas lixeiras. Ajustes estão sendo feitos para a ampliação da campanha.

A coleta seletiva em prédios públicos, já está sendo executada em algumas unidades.

janeiro/2018

Em 2017, a AMLURB dedicou esforços à elaboração de projetos e à infraestrutura. Mesmo assim, o trabalho desenvolvido pela autarquia refletiu no bom resultado para atingir a meta, seguindo além do estimado para o ano. A partir de 2018, no entanto, todas as linhas de ação contempladas na meta estarão em plena atividade para a sua implantação.

Em resíduos orgânicos, a AMLURB preparou os quatro novos pátios de compostagem previstos para o período e que irão receber resíduos de frutas, legumes e verduras provenientes de cerca de 200 feiras. A AMLURB, juntamente com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Gestão, trabalha exaustivamente no planejamento de um programa de gestão de resíduos sólidos nas escolas municipais. 

Na coleta seletiva de resíduos secos, as principais etapas são: preparar a estrutura para receber maior quantidade de resíduos, estimular os munícipes para a segregação dos materiais e, por fim, definir mecanismos de coleta do resíduo reciclável. No ano de 2017 foi dado o primeiro passo. A AMLURB organizou parte da estrutura de coleta seletiva. Por meio de um chamamento público, que teve por objetivo melhorar a rede, ampliou de 21 para 27 o número de cooperativas e associações de catadores beneficiadas pelo Programa de Coleta Seletiva Solidária. Além disso, a autarquia estruturou o processo de participação das mesmas, aperfeiçoando, assim, o monitoramento do serviço porta-a-porta da coleta seletiva. Para isso, foram instalados equipamentos de GPS nos caminhões para garantir o atendimento ao cidadão do serviço contratado. Em 2018 serão iniciadas a segunda e terceira etapas, visando incentivar os munícipes a segregar o resíduo nas residências e ajudá-los a entender onde e como ele deverá ser recolhido.

Em Logística Reversa – corresponsabilidade do fabricante/distribuidor em devolver ao setor produtivo o resíduo oriundo do material fabricado – foram estudadas na cidade de São Paulo cinco cadeias de materiais que participam da Política Nacional de Resíduos Sólidos, são elas: pneus, pilhas e baterias, lâmpadas e embalagens e eletroeletrônico. No caso do estudo de eletroeletrônico, trata-se de um projeto piloto encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) executado pelo Japan International Cooperation Agency (JICA) e com colaboração da AMLURB, que foi implementado na prefeitura regional da Lapa. O objetivo deste projeto foi fornecer subsídios para o desenvolvimento de um possível acordo setorial com as empresas que atuam neste setor. Foi estudada a cadeia de eletroeletrônicos de pequeno e grande permitindo entender como se dá o descarte deste tipo de material, o comportamento do consumidor no descarte e possíveis alternativas para implantação do acordo setorial.

O ano de 2018 será de realizações. Para isso, a participação e o engajamento dos munícipes ao tema – gerando o senso de corresponsabilidade pelo resíduo gerado – serão essenciais para garantir o sucesso do projeto Recicla Sampa.