• Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Reestruturação do site da PMSP, da posição da comunicação nas mídias sociais, da coordenação de divulgação de notas de assessoria de imprensa e melhoria do diálogo com a população.

    Situação encontrada

    Atualmente, o site institucional da Prefeitura de São Paulo (PMSP) apresenta potenciais pontos de melhoria, como a necessidade do estabelecimento de uma maior interatividade com seus usuários, construção de informações de transparência mais claras e acessíveis, desenvolvimento de ferramentas de acessibilidade que atendam aos usuários portadores de deficiências, bem como redesenho de procedimentos, de forma a dar maior praticidade e agilidade na oferta dos serviços públicos. O presente cenário também sinaliza a necessidade do fortalecimento dos canais de comunicação pública por meio das redes sociais, instrumento este com competência para aproximar os gestores públicos de população, objetivando a promoção de políticas públicas efetivas, que atendam às demandas reais da sociedade.

    Resultados esperados

    Objetiva-se uma melhoria efetiva na comunicação entre a Prefeitura e a população, bem como o aperfeiçoamento da oferta de informações de interesse público aos cidadãos, por meio dos espaços digitais institucionais, portal da Prefeitura e Rede Social, tornando- os mais acessíveis, interativos e informativos. Promovendo assim, uma maior capacidade da Administração Pública de compreender e assimilar as demandas sociais, bem como, proporcionar aos cidadãos ferramentas efetivas de relação com a Prefeitura.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 6,4 milhões R$ 0,0 milhões
    Custeio R$ 11,0 milhões R$ 0,0 milhões
Linhas de Ação
  • 68.1 Realizar consulta pública sobre o desenho e acessibilidade dos portais da Prefeitura de São Paulo, bem como o layout e principais links de acesso rápido para avaliação e propositura de melhorias.

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Realização da consulta pública

    Status
    Entrega prevista para 1º Semestre de 2018

  • 68.2 Realizar uma hackatona ou café hacker para propositura aplicativos e ferramentas que promovam facilidades ao usuários dos portais da PMSP, envolvendo categorias como acessibilidade, línguas estrangeiras, pesquisa e dados abertos.

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Realização da hackatona ou café hacker

    Status
    Entrega prevista para 2º Semestre de 2018

  • 68.3 Elaborar o Plano de Comunicação Pública para a Cidade de São Paulo.

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Plano de comunicação publicado

    Status
    Entrega prevista para 1º Semestre de 2018

  • 68.4 Reestruturar o Portal da Cidade de São Paulo, com boas práticas de acessibilidade, promovendo a integração dos sistemas de comunicação institucional da cidade e maior homogeneidade dos sitios da PMSP.

    Regionalização
    Supraregional

    Marco
    Portal reestruturado e integrado

    Status
    Entrega prevista para 1º Semestre de 2018

  • 68.5 Dobrar o Alcance Orgânico Anual (131 mil) das publicações feitas no perfil institucional do Facebook da PMSP, por meio de publicações com conteúdo efetivamente relevante para a população, estimulando a promoção da informação pública, o diálogo e transparência das ações da prefeitura junto aos munícipes e demais interessados.

    Regionalização
    Supraregional

    Descrição do Indicador
    Valor do Alcance Orgânico Anual das publicações realizadas por meio do perfil institucional da Prefeitura na Rede Social Facebook.

    Status
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 131012 85528 26992 - 0%
    Valores por perí­odo 85528 26992 -

    Último dado disponível: dezembro/2017
    Última atualização: janeiro/2018


Informações Adicionais

janeiro/2018

A equipe de tecnologia da Secretaria Especial de Comunicação trabalhou ao longo de 2017, em conjunto com uma equipe intersecretarial, para modernizar os templates das páginas das secretarias. Com as mudanças, todos os sites das pastas estão responsivos nos dispositivos móveis. Também foi criado e divulgado o Manual de Boas Práticas para os publicadores de conteúdo. Como parte da reformulação, já foi possível reduzir dois servidores de hospedagem dos sites, o que provocou a redução de cerca de R$ 100 mil ao ano em custos. Atualmente, está em desenvolvimento a reformulação do Portal da Prefeitura, com migração para uma nova plataforma e maior integração com os portais das secretarias, o que deve modernizar o site prefeitura.sp.gov.br e consequentemente impactar no número de visualizações. Os sites das secretarias e Prefeituras regionais serão reformulados ainda mais, após essa primeira mudança de template, e terão como principais benefícios: mudança de plataforma; layouts customizados; mudanças na arquitetura da informação; nova plataforma de atendimento; fórum de discussão sobre os sites, comunicação, design, etc. Os sites estão sendo pensados e elaborados de acordo com os anseios e necessidades do cidadão, priorizando: informações claras e objetivas; ampla integração com redes sociais; equilíbrio de informações entre notícias e serviços ao cidadão. Já em relação às redes sociais, inicialmente, a estratégia utilizada era divulgar ao máximo as notícias e informações publicadas no site da Prefeitura em conjunto com um link. O foco era o Facebook por possibilitar uma maior interação com os usuários e por ser a rede social mais utilizada. Após uma análise, a estratégia foi redefinida no segundo semestre. A equipe de redes sociais da SECOM voltou a utilizar o Twitter como ferramenta para divulgar os serviços que a Prefeitura disponibiliza aos munícipes. A comunicação no Facebook também passou a priorizar os serviços aos cidadãos. A base de seguidores desta última rede social aumentou em cerca de 40 mil em 2017. O edital de comunicação digital está pronto e em análise pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). Ele permitirá a contratação de uma empresa de comunicação digital para planejamento, produção de conteúdo e moderação dos canais digitais da Prefeitura de São Paulo, refletindo assim na qualidade da divulgação dos serviços e programas do governo municipal