• Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Programa de melhoria da qualidade e durabilidade das vias públicas.

    Situação encontrada

    Um dos grandes problemas relativos à qualidade e à durabilidade das vias públicas é a falta de uma programação consistente de recapeamento de vias, que leve em consideração o tempo decorrido desde a última manutenção; a qualidade dos materiais utilizados; os impactos das intervenções realizadas nas vias pelos diversos órgãos e entidades de diferentes esferas governamentais e pelas permissionárias de serviços públicos; a análise das características de fluxo de cada tipo de via; e as estruturas de drenagem superficial e calçadas existentes e sua manutenção. Essa realidade direciona o foco da manutenção de vias públicas para a operação tapa-buraco, medida corretiva, por vezes utilizada como paliativo, em locais onde seria necessária restauração do pavimento. Em médio e longo prazo, uma mudança de foco deve ser vista como solução menos custosa e com melhores resultados, aumentando a durabilidade das vias e a satisfação do cidadão com a infraestrutura da cidade.

    Resultados esperados

    Diminuição gradativa da demanda por tapa-buraco, melhoria das condições de manutenção das vias públicas e redução dos prazos de atendimento de solicitações relacionadas à manutenção do viário.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 0,0 milhões R$ 0,0 milhões
    Custeio R$ 310,0 milhões R$ 0,0 milhões
  • Execução OrçamentáriaVer detalhes
    2017 2018
    Recursos próprios Outros recursos Total Recursos próprios Outros recursos Total
    Investimento R$ 0,00 milhões R$ 0,00 milhões R$ 0,00 milhões R$ 245,32 milhões R$ 0,00 milhões R$ 245,32 milhões
    Custeio R$ 12,93 milhões R$ 0,00 milhões R$ 12,93 milhões R$ 0,00 milhões R$ 0,00 milhões R$ 0,00 milhões
    Total R$ 0,00 milhões R$ 12,93 milhões R$ 245,32 milhões R$ 245,32 milhões R$ 0,00 milhões R$ 245,32 milhões

    Para informações sobre os critérios para apuração da execução orçamentária, clique aqui.

    Informações Adicionais

    março/2019

    Os R$ 245,3 milhões investidos no Projeto Asfalto Novo em 2018 possibilitaram a requalificação de 220 km lineares de vias públicas.


    julho/2018

    Em 2017, a Prefeitura iniciou o Programa Asfalto Novo no final do ano, com ações de recepamento nos principais eixos/corredores de circulação da Cidade. Foram executados 15,7 km de vias recapeadas por meio de processo licitatório que teve continuidade em 2018. As parcerias produziram outros 5,75 km, totalizando 21,45 km de vias recapeadas. No orçamento inicialmente estimado, os recursos foram classificados na modalidade custeio, mas a execução efetiva está ocorrendo em rubricas de investimento. 

Linhas de Ação
  • 70.1 Recapear 400 km de vias até 2020, atendendo a critérios técnicos e às prioridades definidas para cada prefeitura regional, em especial vias com circulação de transporte coletivo.

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Km de vias pavimentadas/recapeadas

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 76,62 0 20 168 240 - 400
    Valores por perí­odo - 20 148 72 -
    Execução Orçamentária
    2017 2018 2019 2020 Total
    R$ 12.929.172,00 R$ 245.322.796,00 R$ 258.251.968,00

    Último dado disponível: dezembro/2018
    Última atualização: março/2019

    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva 0 0 3,7 0,5 4,2 -
    Butantã 0 0 8,7 2,5 11,2 -
    Campo Limpo 0 0,5 9,7 4 14,2 -
    Capela do Socorro 0 1,5 9 0 10,5 -
    Casa Verde 0 1,3 7,2 2,1 10,6 -
    Cidade Ademar 0 0 0 0 0 -
    Cidade Tiradentes 0 4,3 0 0 4,3 -
    Ermelino Matarazzo 0 0 4,2 1,8 6 -
    Freguesia/Brasilândia 0 0 0 3,5 3,5 -
    Guaianases 0 0,3 4,6 0 4,9 -
    Ipiranga 0 0 2,8 0,1 2,9 -
    Itaim Paulista 0 2,2 4,8 0 7 -
    Itaquera 0 2,9 3,4 0 6,3 -
    Jabaquara 0 0 0 0 0 -
    Jaçanã/Tremembé 0 0 2 0 2 -
    Lapa 0 0 8,1 9,9 18 -
    M'Boi Mirim 0 0 2,6 5,2 7,8 -
    Mooca 0 0 6,5 9,3 15,8 -
    Parelheiros 0 0 3,4 0 3,4 -
    Penha 0 0,25 6,0 0,9 7,15 -
    Perus 0 0 1,7 0,04 1,74 -
    Pinheiros 0 0,1 11,6 4,2 15,9 -
    Pirituba/Jaraguá 0 0 4,2 3,9 8,1 -
    Santana/Tucuruvi 0 0 5,1 6,2 11,3 -
    Santo Amaro 0 0,3 2,25 0 2,55 -
    São Mateus 0 2,5 5 0 7,5 -
    São Miguel Paulista 0 2,2 2,6 0,2 5 -
    Sapopemba 0 0,85 2,79 0 3,64 -
    0 0 5,0 10,9 15,9 -
    Vila Maria/Vila Guilherme 0 0 5,7 5,4 11,1 -
    Vila Mariana 0 0,8 5,3 0,09 6,19 -
    Vila Prudente 0 0 10,0 0,9 10,9 -
    A definir -

    Último dado disponível: dezembro/2018
    Última atualização: março/2019

  • 70.2 Prospectar parcerias para recapeamento de 200 km de vias até 2020, atendendo a critérios técnicos e às prioridades definidas para cada prefeitura regional, em especial vias com circulação de transporte coletivo.

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Km de vias pavimentadas/recapeadas por meio de parcerias

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados Não consta 0 5,75 5,75 7,25 - 200
    Valores por perí­odo - 5,75 0 1,5 -

    Último dado disponível: dezembro/2018
    Última atualização: março/2019

    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva 0 0 0 0 0 -
    Butantã 0 0 0 0 0 -
    Campo Limpo 0 0 0 0 0 -
    Capela do Socorro 0 0 0 0 0 -
    Casa Verde 0 0 0 0 0 -
    Cidade Ademar 0 0 0 0 0 -
    Cidade Tiradentes 0 0 0 0 0 -
    Ermelino Matarazzo 0 0 0 0 0 -
    Freguesia/Brasilândia 0 0 0 0 0 -
    Guaianases 0 0 0 0 0 - 2,4
    Ipiranga 0 0 0 0 0 -
    Itaim Paulista 0 0 0 0 0 - 2,1
    Itaquera 0 0 0 0 0 -
    Jabaquara 0 0 0 1 1 -
    Jaçanã/Tremembé 0 0 0 0 0 -
    Lapa 0 0 0 0 0 -
    M'Boi Mirim 0 0 0 0 0 -
    Mooca 0 0 0 0 0 -
    Parelheiros 0 0 0 0 0 -
    Penha 0 0 0 0 0 -
    Perus 0 0 0 0 0 -
    Pinheiros 0 2,21 0 0 2,21 - 6,1
    Pirituba/Jaraguá 0 1,64 0 0 1,64 - 5,0
    Santana/Tucuruvi 0 0 0 0 0 - 5,9
    Santo Amaro 0 0 0 0 0 - 1,9
    São Mateus 0 0 0 0 0 -
    São Miguel Paulista 0 0 0 0 0 -
    Sapopemba 0 0 0 0 0 -
    0 0 0 0 0 - 4
    Vila Maria/Vila Guilherme 0 1,9 0 0 1,9 - 1,9
    Vila Mariana 0 0 0 0,5 0 -
    Vila Prudente 0 0 0 0 0 -
    A definir - 170,7

    Último dado disponível: dezembro/2018
    Última atualização: março/2019

  • 70.3 Organizar banco de dados geográfico com informações sobre as condições do pavimento do viário municipal, incluindo os serviços de tapa-buraco executados.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Banco de dados geográfico organizado com informações sobre as condições do pavimento do viário municipal

    Status da Linha de Ação
    Não Concluída

    Último dado disponível: dezembro/2018
    Última atualização: março/2019

  • 70.4 Publicar Programa de Recapeamento de Longo Prazo, com foco em descentralização, articulação institucional, identificação de áreas estratégicas e ações de manutenção preventiva.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Programa de Recapeamento de Longo Prazo publicado

    Status da Linha de Ação
    Não Concluída

    Último dado disponível: dezembro/2018
    Última atualização: março/2019

  • 70.5 Disponibilizar as bases de dados das condições do pavimento do viário municipal e programação de recapeamento organizadas em formato de dados abertos no GeoSampa e Portal da Transparência.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Bases de dados e programação de recapeamento disponibilizadas em formato de dados abertos no GeoSampa e Portal das Transparência

    Status da Linha de Ação
    Não Concluída

    Último dado disponível: dezembro/2018
    Última atualização: março/2019

Informações Adicionais
março/2019

Após auditoria no banco de dados do Programa, foram alterados os dados retroativos correspondentes ao segundo semestre de 2017 e ao primeiro semestre de 2018. No segundo semestre de 2017 foram executados 20 Km de recapeamento nas vias da cidade e 5,75 Km de recapeamento realizado por meio de parcerias. Já no primeiro semestre de 2018, 148 Km de vias foram recapeadas. No segundo semestre de 2018 72 Km de vias foram recapeadas na cidade e 1,5 Km de recapeamento realizado por meio de parcerias. Desde o inicio do programa, foram recapeados 220 Km, atingindo assim 55% da meta nos dois primeiros anos de mandato.

julho/2018
No primeiro semestre de 2018, foram executados 163,4 km de serviços de recapeamento na cidade, dentro do Programa Asfalto Novo, aqui considerando os serviços executados pela Prefeitura, nas vias de grande circulação. Para o segundo semestre de 2018 são previstos serviços de recapeamento em mais 68 km de vias por parte da prefeitura e 50 km em parceria com a SABESP. Para aperfeiçoar a gestão dos serviços de manutenção do pavimento das vias da Cidade, a SMPR vem envidando esforços para sistematizar e organizar o banco de dados com as informações sobre as condições do pavimento das principais vias, considerando os serviços de tapa-buraco executados, com o principal objetivo de aprimorar o processo de seleção das vias eletivas para os serviços de recapeamento, ação esta em constante análise e evolução.
janeiro/2018

No total, em 2017, foram executados 21,45km, somando as doações e os serviços executados através de licitação. Essa execução se concentrou no 2º semestre, visto que no primeiro ocorreram as atividades de planejamento e a procura por doadores. O processo licitatório para contratação dos serviços de recapeamento das teve início em novembro de 2017, retardando a execução do serviço.