Projeto
8
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social / Secretaria do Governo Municipal / Secretaria Municipal da Saúde
Redenção

  • Ficha TécnicaVer detalhes

    Nome descritivo

    Definição da política municipal de atendimento em álcool e outras drogas e instuição de uma rede de atendimento por meio de um conjunto de ações de caráter intersetorial e integrado para o atendimento humanizado em saúde e assistência social por meio de atividades de prevenção, tratamento e reinserção de pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas na família, no trabalho e na comunidade.

    Situação encontrada

    O uso abusivo de substâncias psicoativas configura um problema na vida de indivíduos e famílias com fortes repercussões de ordem social, de saúde e segurança pública; sendo um dos fatores que contribui para a constituição de cenas de uso de drogas, como as chamadas "cracolândias". Segundo a Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack, publicada em 2014 pela Fundação Oswaldo Cruz, há relação entre exclusão social e uso abusivo de substâncias psicoativas. Estimou-se em 370 mil pessoas o total de usuários regulares de crack ou similares nas capitais brasileiras, correspondendo a 0,8% da população desses locais. São Paulo não dispõe ainda de uma rede de atenção voltada especificamente para essa realidade. A Lei Federal nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad, tem como uma de suas finalidades a prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas e um de seus princípios é justamente promover a integração entre as políticas públicas setoriais dos órgãos do Poder Executivo, dos Estados e Municípios. Já a Lei Federal nº 10.216, de 6 de abril de 2001, da Reforma Psiquiátrica, ratifica diretrizes do SUS para a atenção ao dependente de substâncias psicoativas, em que se preconiza o fortalecimento da rede de assistência de base territorial, o que inclui os serviços de saúde e sociais. Nesse sentido, São Paulo se soma a esse esforço através de uma política inovadora de institucionalização de uma rede de atendimento intersetorial, articulada segundo as singularidades dos indivíduos atendidos, com o objetivo de reabilitar os cidadãos em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas e promover sua reinserção social. Considerando sempre a singularidade e as diferentes possibilidades e escolhas dos usuários da rede, propõe-se a articulação de estratégias de redução de danos, procura ativa e sistemática de identificação das necessidades dos usuários, através de diversos tipos de equipamentos de atendimento, e iniciativas de superação desse grave problema social.

    Resultados esperados

    Institucionalizar, a partir do Projeto Redenção, uma Rede de Atendimento para pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas. O município promoverá tratamento integral e reinserção das pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas na família, no trabalho e na comunidade, e terá como premissas o respeito aos direitos humanos e à singularidade dos indivíduos; a humanização nas abordagens e nos atendimentos; e a reabilitação psicossocial de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

    Orçamento

    Recursos próprios Outros recursos
    Investimento R$ 10,9 milhões R$ 0,0 milhões
    Custeio R$ 548,4 milhões R$ 0,0 milhões
  • Execução OrçamentáriaVer detalhes

    Execução Orçamentária – 2017

    Recursos próprios Outros recursos Total
    Investimento R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões R$ 0,000 milhões
    Custeio R$ 23,411 milhões R$ 4,060 milhões R$ 27,472 milhões
    Total R$ 23,411 milhões R$ 4,060 milhões R$ 27,472 milhões

    Para informações sobre os critérios para apuração da execução orçamentária, clique aqui.

    Informações Adicionais

    julho/2018

     

    A execução orçamentária do Programa reflete principalmente o esforço de manutenção de equipamentos voltados ao atendimento de pessoas em situação de abuso de álcool e outras drogas. A distribuição dos valores despendidos dizem respeito ao custeio dos equipamentos (R$16.253.604,24),e também contemplam as atividades relacionadas às campanhas de prevenção e conscientização sobre os efeitos nocivos de uso abusivo de álcool e outras drogas (R$ 11.218.147,14).

     

    O orçamento inicial do projeto, estimado em pouco mais de 540 milhões de reais, é uma previsão para a totalidade de seus 4 anos, incluindo ações ligadas a investimentos e o custeio deles decorrentes, cuja previsão de realização é de 2018 até 2020.

     

    No exercício de 2017 foi dado ênfase ao custeio das despesas já em andamento, em virtude da compatibilização com orçamento aprovado.  

Linhas de Ação
  • 8.1 Formular e publicar a Política Municipal de Álcool e outras Drogas.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Decreto publicado

    Previsão Inicial
    Entrega previsto para o 1º Semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    Entrega atrasada
    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação

    A Política Municipal de Álcool e outras Drogas ainda não foi publicada, pois optou-se pela substituição do Decreto por um Projeto de Lei (PL nº 271). Assim, o rito de publicação torna-se mais complexo e demorado, uma vez que o Projeto de Lei deve ser submetido à aprovação da Câmara de Vereadores. No entanto, essa alteração fortalece o valor legal das propostas dessa gestão para o tema de Álcool e outras Drogas. É possivel acessar o projeto de lei por meio do link: http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/projeto/PL0271-2018.pdf


    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 8.2 Implantar uma central para monitoramento e promoção da transparência das ações relacionadas à população.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Sala de Gestão da Rede implantada

    Previsão Inicial
    1º Semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    Entrega atrasada

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


  • 8.3 Formular e publicar protocolo de atendimento intersecretarial entre SMS e SMADS voltado a pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Protocolo intersecretarial publicado

    Previsão Inicial
    1º Semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    Entrega atrasada
    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação Houve um atraso na publicação do protocolo intersecretarial (saúde, assistência social e trabalho) de atendimento a pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas, pois este depende da revisão de fluxos de atendimento interno das secretarias municipais de saúde, desenvolvimento e assistência social. Assim que os protocolos internos forem publicados poderemos concluir a elaboração e publicar o protocolo intersecretarial. Acreditamos que as publicações aconteçam ainda no 2º semestre de 2018.

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 8.4 Publicar protocolo de atendimento socioassistencial para pessoas em situação de uso abusivo de alcool e outras drogas, contemplando o encaminhamento à rede de acolhimento

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Protocolo publicado

    Previsão Inicial
    1º Semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    Entrega atrasada

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


  • 8.5 Publicar protocolo de encaminhamento de pessoas em situação de uso abusivo de álcool e drogas entre os equipamentos das Redes de Atenção à Saúde, seguindo a Política Municipal de Álcool e outras Drogas.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Protoloco publicado

    Previsão Inicial
    1º Semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    Entrega atrasada
    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação Devido à complexidade da temática, o protocolo de encaminhamento de pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas, entre os equipamentos das Redes de Atenção à Saúde, ainda está em fase de elaboração. A SMS une esforços para finalizá-lo e espera-se que sua publicação ocorra o mais rápido possível.

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 8.6 Capacitar equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua que Fazem Uso das Ruas para o Consumo Abusivo de Substâncias Psicoativas em Cenas de Uso - SEAS IV.

    Regionalização
    Suprarregional

    Descrição do Indicador
    Percentual de equipes capacitadas

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 2º semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Desempenho do Indicador 0 - 100%

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 8.7 Capacitar todas as equipes de abordagem do Programa Consultório na Rua para o atendimento ao público em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas.

    Regionalização
    Suprarregional

    Descrição do Indicador
    Percentual de equipes capacitadas

    Status da Linha de Ação
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Desempenho do Indicador 0 0 32.0% 32.0% - 100%

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


  • 8.8 Implantar 10 novas equipes do Programa Consultório na Rua.

    Regionalização
    Suprarregional

    Descrição do Indicador
    Número de novas equipes implantadas

    Status da Linha de Ação
    Concluída

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 18 0 10 10 - 10
    Valores por perí­odo - 0 10 0 -

    Último dado disponível: julho/2018
    Última atualização: julho/2018


  • 8.9 Criar 75 novas vagas em Centros de Atenção Psicosocial - CAPS AD, por meio da reclassificação de 15 CAPS AD II para III, permitindo o acolhimento das pessoas em situação de crise por uso abusivo de álcool e drogas durante o período noturno.

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Número de novas vagas criadas em CAPS AD

    Status da Linha de Ação
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 55 0 5 5 - 75
    Valores por perí­odo - 5 0 -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva 0 0 0 -
    Butantã 0 0 0 -
    Campo Limpo 0 0 0 -
    Capela do Socorro 0 0 0 -
    Casa Verde 0 0 0 -
    Cidade Ademar 0 0 0 -
    Cidade Tiradentes 0 0 0 -
    Ermelino Matarazzo 0 0 0 -
    Freguesia/Brasilândia 0 0 0 -
    Guaianases 0 0 0 -
    Ipiranga 0 0 0 -
    Itaim Paulista 0 0 0 -
    Itaquera 0 0 0 -
    Jabaquara 0 0 0 -
    Jaçanã/Tremembé 0 0 0 -
    Lapa 0 0 0 -
    M'Boi Mirim 0 0 0 -
    Mooca 0 0 0 -
    Parelheiros 0 0 0 -
    Penha 0 0 0 -
    Perus 0 0 0 -
    Pinheiros 0 0 0 -
    Pirituba/Jaraguá 0 0 0 -
    Santana/Tucuruvi 0 0 0 -
    Santo Amaro 0 0 0 -
    São Mateus 0 0 0 -
    São Miguel Paulista 0 0 0 -
    Sapopemba 0 0 0 -
    5 0 5 -
    Vila Maria/Vila Guilherme 0 0 0 -
    Vila Mariana 0 0 0 -
    Vila Prudente 0 0 0 -
    A definir -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018

  • 8.10 Criar 970 vagas para acolhimento social em repúblicas; centros de acolhida; centros temporários de acolhimento; autonomia em foco; e aluguel social voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social em função do uso abusivo de drogas.

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Número de novas vagas criadas

    Status da Linha de Ação
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 0 700 1134 1182 - 970
    Valores por perí­odo - 434 48 -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva 0 0 0 0 -
    Butantã 0 0 0 0 -
    Campo Limpo 0 0 0 0 -
    Capela do Socorro 0 0 0 0 -
    Casa Verde 0 0 0 0 -
    Cidade Ademar 0 0 0 0 -
    Cidade Tiradentes 0 0 0 0 -
    Ermelino Matarazzo 0 0 0 0 -
    Freguesia/Brasilândia 0 0 0 0 -
    Guaianases 0 0 0 0 -
    Ipiranga 0 0 0 0 -
    Itaim Paulista 0 0 0 0 -
    Itaquera 0 0 0 0 -
    Jabaquara 0 0 0 0 -
    Jaçanã/Tremembé 0 0 0 0 -
    Lapa 0 0 158 158 -
    M'Boi Mirim 0 0 0 0 -
    Mooca 0 0 0 0 -
    Parelheiros 0 0 0 0 -
    Penha 0 0 0 0 -
    Perus 0 0 0 -
    Pinheiros 0 0 0 0 -
    Pirituba/Jaraguá 0 0 0 0 -
    Santana/Tucuruvi 0 0 0 0 -
    Santo Amaro 0 134 0 134 -
    São Mateus 0 0 0 0 -
    São Miguel Paulista 0 0 0 0 -
    Sapopemba 0 0 0 0 -
    700 300 -110 890 -
    Vila Maria/Vila Guilherme 0 0 0 0 -
    Vila Mariana 0 0 0 0 -
    Vila Prudente 0 0 0 0 -
    A definir -

    Último dado disponível: novembro/2017
    Última atualização: julho/2018

  • 8.11 Criar 100 vagas em Serviços de Residências Terapêuticas - SRT, voltadas às pessoas com transtornos mentais e em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas.

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Número de novas vagas criadas em SRT

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 2º semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 192 - 100
    Valores por perí­odo - -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva -
    Butantã -
    Campo Limpo -
    Capela do Socorro -
    Casa Verde -
    Cidade Ademar -
    Cidade Tiradentes -
    Ermelino Matarazzo -
    Freguesia/Brasilândia -
    Guaianases -
    Ipiranga -
    Itaim Paulista -
    Itaquera -
    Jabaquara -
    Jaçanã/Tremembé -
    Lapa -
    M'Boi Mirim -
    Mooca -
    Parelheiros -
    Penha -
    Perus -
    Pinheiros -
    Pirituba/Jaraguá -
    Santana/Tucuruvi -
    Santo Amaro -
    São Mateus -
    São Miguel Paulista -
    Sapopemba -
    -
    Vila Maria/Vila Guilherme -
    Vila Mariana -
    Vila Prudente -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018

  • 8.12 Criar 250 novas vagas em Unidades de Acolhimento - UA, para acompanhamento terapêutico de pessoas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Número de novas vagas criadas em UA

    Previsão Inicial
    Primeiro resultado disponível no 2º semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 160 - 250
    Valores por perí­odo - -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva -
    Butantã -
    Campo Limpo -
    Capela do Socorro -
    Casa Verde -
    Cidade Ademar -
    Cidade Tiradentes -
    Ermelino Matarazzo -
    Freguesia/Brasilândia -
    Guaianases -
    Ipiranga -
    Itaim Paulista -
    Itaquera -
    Jabaquara -
    Jaçanã/Tremembé -
    Lapa -
    M'Boi Mirim -
    Mooca -
    Parelheiros -
    Penha -
    Perus -
    Pinheiros -
    Pirituba/Jaraguá -
    Santana/Tucuruvi -
    Santo Amaro -
    São Mateus -
    São Miguel Paulista -
    Sapopemba -
    -
    Vila Maria/Vila Guilherme -
    Vila Mariana -
    Vila Prudente -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018

  • 8.13 Criar 500 vagas relativas a leitos hospitalares de desintoxicação de álcool e outras drogas.

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Número de novos leitos hospitalares de desintoxicação disponibilizados

    Status da Linha de Ação
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 30 0 258 170 - 500
    Valores por perí­odo - 258 -88 -
    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação

    Entre junho de 2017 e junho de 2018, foram mantidas 300 vagas de leitos de desintoxicação de álcool e outras drogas em hospitais conveniados. No entanto, a partir do começo de julho, conforme negociações com o Ministério Público, reduziu-se o número de vagas em leitos de desintoxicação para 170, a fim de realizar um acompanhamento mais qualificado das internações voluntárias realizadas. Assim, também houve a decisão de não expansão do número de vagas contratadas, a fim de investir em outros tipos de serviços de acolhimento à população em situação de uso abuso de álcool e drogas.


    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva 0 0 0 -
    Butantã 0 0 0 -
    Campo Limpo 0 0 0 -
    Capela do Socorro 0 0 0 -
    Casa Verde 0 0 0 -
    Cidade Ademar 0 0 0 -
    Cidade Tiradentes 0 0 0 -
    Ermelino Matarazzo 0 0 0 -
    Freguesia/Brasilândia 0 0 0 -
    Guaianases 0 0 0 -
    Ipiranga 0 0 0 -
    Itaim Paulista 0 0 0 -
    Itaquera 0 0 0 -
    Jabaquara 0 0 0 -
    Jaçanã/Tremembé 0 0 0 -
    Lapa 0 0 0 -
    M'Boi Mirim 0 0 0 -
    Mooca 0 0 0 -
    Parelheiros 0 0 0 -
    Penha 0 0 0 -
    Perus 0 0 0 -
    Pinheiros 0 0 0 -
    Pirituba/Jaraguá 138 -58 80 -
    Santana/Tucuruvi 120 -30 90 -
    Santo Amaro 0 0 0 -
    São Mateus 0 0 0 -
    São Miguel Paulista 0 0 0 -
    Sapopemba 0 0 0 -
    0 0 0 -
    Vila Maria/Vila Guilherme 0 0 0 -
    Vila Mariana 0 0 0 -
    Vila Prudente 0 0 0 -
    A definir -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018

  • 8.14 Implantar um cadastro unificado e integrado na rede de atendimento em álcool e outras drogas.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Ferramenta de cadastro implantada

    Previsão Inicial
    2º Semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    No prazo

    Último dado disponível: -
    Última atualização: janeiro/2018


  • 8.15 Criar 105 novas vagas em Centros de Atenção Psicosocial - CAPS III, por meio da implantação de 21 novos CAPS III, permitindo o acolhimento das pessoas em situação de crise por uso abusivo de álcool e drogas durante o período noturno.

    Regionalização
    Regionalizável

    Descrição do Indicador
    Número de novas vagas criadas em CAPS III

    Status da Linha de Ação
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 210 5 - 105
    Valores por perí­odo - -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


    2017 2018 2019 2020 Valor Acumulado - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem
    Aricanduva 0 0 -
    Butantã 0 0 -
    Campo Limpo 0 0 -
    Capela do Socorro 0 0 -
    Casa Verde 0 0 -
    Cidade Ademar 0 0 -
    Cidade Tiradentes 0 0 -
    Ermelino Matarazzo 0 0 -
    Freguesia/Brasilândia 0 0 -
    Guaianases 0 0 -
    Ipiranga 5 5 -
    Itaim Paulista 0 0 -
    Itaquera 0 0 -
    Jabaquara 0 0 -
    Jaçanã/Tremembé 0 0 -
    Lapa 0 0 -
    M'Boi Mirim 0 0 -
    Mooca 0 0 -
    Parelheiros 0 0 -
    Penha 0 0 -
    Perus 0 0 -
    Pinheiros 0 0 -
    Pirituba/Jaraguá 0 0 -
    Santana/Tucuruvi 0 0 -
    Santo Amaro 0 0 -
    São Mateus 0 0 -
    São Miguel Paulista 0 0 -
    Sapopemba 0 0 -
    0 0 -
    Vila Maria/Vila Guilherme 0 0 -
    Vila Mariana 0 0 -
    Vila Prudente 0 0 -
    A definir -

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018

  • 8.16 Instalar Unidade Avançada de Extensão do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, conforme necessidades de atendimento de pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas.

    Regionalização
    Regionalizável

    Marco
    Unidade instalada

    Status da Linha de Ação
    Concluída

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 8.17 Produzir e difundir material educativo de saúde sobre os efeitos nocivos do uso abusivo de álcool e outras drogas.

    Regionalização
    Suprarregional

    Marco
    Material educativo publicado

    Previsão Inicial
    2º Semestre de 2018

    Status da Linha de Ação
    No prazo
    Informações adicionais sobre a execução da linha de ação A produção e difusão do material educativo, sobre os efeitos nocivos do uso abusivo de álcool e outras drogas está atrasada, em função de negociação com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SNAD, vinculada ao Ministério da Justiça. No entanto, os dados do material já estão sendo atualizados para publicação.

    Último dado disponível: -
    Última atualização: julho/2018


  • 8.18 Realizar campanhas de prevenção e conscientização sobre os efeitos nocivos de uso abusivo de álcool e outras drogas.

    Regionalização
    Suprarregional

    Descrição do Indicador
    Campanhas realizadas

    Status da Linha de Ação
    Em andamento

    Execução da linha de ação
    Valor Base 2017 2018 2019 2020 - Projeção para
    2017-2020
    1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem 1º Sem 2º Sem -
    Valores acumulados 0 1 1 1 - 4
    Valores por perí­odo - 1 0 0 -

    Último dado disponível: junho/2018
    Última atualização: julho/2018


Informações Adicionais
julho/2018
Programa Redenção representa uma estratégia inédita de enfrentamento ao uso abusivo de álcool e outras drogas no município de São Paulo. O Programa é o ponto de partida para que a Prefeitura de São Paulo possa, por meio de um conjunto de ações integradas, instituir uma rede de atendimento baseada na garantia dos direitos individuais e no respeito à singularidade de cada indivíduo . Trata-se de uma tarefa de alta complexidade, composta não apenas pela formulação da Política propriamente dita, mas também de ações de transparência, coordenação intragovernamental e de estruturação institucional. A execução dessas iniciativas demanda coordenação e integração de ações entre as Secretarias envolvidas e diálogo ininterrupto com a sociedade.Ao longo do primeiro semestre de 2018 a Prefeitura aprofundou o processo de institucionalização da política, decidindo pela elaboração de um Projeto de Lei para apreciação da Câmara de Vereadores de SP, ao invés de um decreto do Prefeito. Quando aprovada, a Lei instituirá as bases para a execução da política de álcool e outras drogas da cidade de São Paulo, em um contexto de canais de diálogo com o Poder Legislativo e com as organizações da sociedade civil, bem como com outras esferas e poderes. Esses avanços de institucionalização e de maturidade da política fez com que os protocolos de atendimento fossem revistos e aprimorados para contemplar uma concepção cada vez mais integrada de abordagem pelas equipes de atendimento.O Redenção totaliza 1.492 vagas, sendo que no período de janeiro a junho de 2018 foram criadas 95 novas vagas para atendimento humanizado em saúde e assistência social em diversos equipamentos da PMSP, tanto nos já existentes como naqueles requalificados e criados no âmbito do Programa Redenção. Em relação à Assistência Social, 48 novas vagas foram criadas, em especial nos novos Centros Temporários de Acolhida (CTA). Os CTAs estão situados em diversos pontos da cidade, e atuam em consonância com os ATENDES. Pelo lado do atendimento relacionado à Saúde, 47 novas vagas foram disponibilizadas, com destaque para a criação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ Heliópolis) e o novo CAPS Sé, que agora permite o acolhimento noturno em situação de crise.
janeiro/2018

Neste primeiro ano de gestão, as ações do Programa Redenção foram direcionadas à sua institucionalização e ao diálogo com organizações da sociedade civil, de outras esferas e poderes. Os esforços das equipes de Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo e da Secretaria Municipal de Saúde também se voltaram a definir a concepção integrada da abordagem da Prefeitura ao tema do uso abusivo de álcool e outras drogas, construindo diretrizes de política pública baseadas na garantia dos direitos individuais e no respeito à singularidade de cada indivíduo. Foi desenvolvido um protocolo socioassistencial (a ser publicado) para pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas, que inclui uma rede de atendimento diversificada, com destaque para a criação das 550 vagas de atendimento dia e 584 vagas de atendimento noturno com a implantação dos quatro ATENDE (Atendimento Diário Emergencial - três na Luz e um na Avenida Roberto Marinho).O fortalecimento da capacidade de atendimento por parte da Prefeitura também se refletiu nas seguintes ações: contratação de 10 novas equipes de Consultório na Rua e a capacitação de 9 das 18 equipes existentes no município; implantação de uma unidade de extensão do Centro de Atenção Psicossocial na região da Luz; reclassificação da modalidade do CAPS Sé, indo de II para III, permitindo o acolhimento noturno em situação de crise; e criação de 258 novas vagas de leitos de desintoxicação voluntária.